Apresentação

A proposta deste curso é que professores, psicopedagogos e demais profissionais envolvidos com a inclusão possam adquirir ferramentas  psicomotoras capazes de atender a um grupo especifico de crianças especiais, com necessidades de serem incluídas em um mundo contemporâneo e se perceber como agente ativo neste mundo. Para tanto, autores como Carvalho (2012) e Mantoan (2003) apontam para a necessidade de uma restruturação escolar que vai além da reorganização física ou da presença do aluno com deficiência nestes espaços, mas de mudanças que vão desde a formação de professores à quebra de paradigmas com novas ferramentas e valores. Seu intuito é de atender com qualidade todos os sujeitos que dela fazem parte. Considerando esta escola que se encontra em processo de reconstrução e a psicogenética walloniana, que entende o desenvolvimento como a relação entre as dimensões orgânicas, psicológicas e sociais (corpo, mente e sociedade) considerando aspectos de movimento, afetividade e cognição na formação e evolução do indivíduo (MAGALHÃES, CARDOSO, 2008, p. 3). Assim a psicomotricidade justifica sua presença nos espaços educacionais.

Objetivo Geral do Curso

Capacitar profissionais da área da educação e saúde para atendimento psicomotor voltado para a educação inclusiva

Objetivos Específicos

  • Desenvolvernos profissionais da educação e da  saúde à compreensão do papel da psicomotricidadena inclusão da criança
  • Potencializarão o processo de aprendizagem por meio de ferramentas psicomotoras
  • Proporcionar maior desenvolvimentocognitivo do sujeito a ser incluído através das atividades psicomotoras